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Vantagens de se fazer e-mail marketing

A estratégia que traz resultados incríveis e ainda é tão esquecida pelas empresas.

Índice

  1. Objectivos do e-mail marketing
  2. Porque é que o e-mail marketing funciona?
  3. Vantagens do e-mail marketing

Não consigo que caiba numa mão todas as pessoas que ficam espantadas quando lhes falo de utilizar o e-mail marketing como estratégia para aumentarem as suas vendas.

Por isso decidi que este seria o primeiro artigo deste blog.

Para explicar, de forma clara, as vantagens de fazer e-mail marketing, quais os objectivos e o que podes alcançar.

Objectivos do e-mail marketing

Em traços gerais o e-mail marketing tem 2 grandes objectivos:

  1. Criar uma maior relação com os teus clientes.
  2. Aumentares o Lifetime Value (LTV) ou seja consegues vender mais vezes ao mesmo cliente. Se queres saber mais sobre este tema espreita este artigo

Porque é que é importante criar relação com o teu cliente e como é que isso vai automaticamente influenciar no atingimento do segundo objectivo?

Imagina o seguinte cenário.

Tu vais a uma clínica fazer um tratamento capilar. No dia do tratamento és muito bem tratado.

Servem-te água.

Oferecem-te um café.

Explicam-te todo o processo pelo qual vais passar durante o tratamento na clínica e explicam-te o que podes esperar na primeira semana seguinte.

Na segunda semana seguinte.

Explicam-te que cuidados deves ter em cada um dos dias e/ou situações.

Incrível.

Sais da clinica muito bem impressionado e com vontade de recomendar pois sentes que foste muito bem tratado.

Agora pensa que para além deste atendimento de excelência, ainda recebes um e-mail na primeira semana a perguntar se teve algum dos sintomas adversos que foi avisado que poderia ter.

A perguntar como se sente.

A relembrar os cuidados que deve ter.

Isto pode ser feito de forma automática. Sabe como aqui.

Qual destas duas clínicas tu irias mais depressa recomendar e qual destas quererias se tivesses que fazer um novo procedimento?

O cenário acima descrito vai impactar diretamente na quantidade de vezes que o mesmo cliente vai comprar de ti.

Se tiveres uma clínica, ou qualquer outro negócio em que haja possibilidade de recorrência, deves manter o contacto, enviando conteúdo relevante.

Conteúdo que fale sobre os teus serviços e como podes ajudar o teu cliente.

Que fale sobre as últimas tendências.

Que explique que cuidados devem ter para evitar determinados problemas.

Que se demonstre como uma autoridade na sua área.

Que se posicione como especialista naquela área concreta.

A quem acreditas que o teu cliente irá recorrer quando precisar daquele serviço?

Porque é que o e-mail marketing funciona?

O e-mail marketing não funciona!

Desculpa se te sentes enganado e se vieste até aqui à espera de uma resposta diferente.

Mas de facto o e-mail marketing que a maioria das marcas faz não funciona.

Porquê?

Porque se foca apenas na venda.

A maioria das marcas faz e-mail marketing como se estivesse na feira a gritar:

COMPREM! COMPREM! COMPREM!

APROVEITEM A PROMOÇÃO!

Mas, a não ser que sejas a Cristina Ferreira e ainda saibas o lugar das estacas, isso não vai resultar.

Porque ninguém gosta de receber na sua caixa de e-mail o folheto de produtos desta semana.

Porque as pessoas não pediram para ver a tua montra.

Mas então, não devo vender?

Então para que é que vou apostar numa estratégia que não vai implicar vendas?

Para o e-mail marketing funcionar deves misturar venda com entrega de conteúdo de valor.

Porque te permite personalizar a tua comunicação

Sabias que podes colocar o nome da pessoa no corpo do e-mail quantas vezes quiseres?

Imagina que te chamas Joana.

O que é que tem mais impacto?

Um e-mail que diz:

“Boa tarde a todos,”

Ou um e-mail que diz:

“Boa tarde, Joana”

Porque te permite segmentar a tua audiência

Porque as pessoas não querem receber todas as mesmas coisas.

Porque os clientes têm interesses diferentes. Moram em locais diferentes. Cabe-te a ti segmentar a tua lista de forma a enviares newsletters diferentes conforme as necessidades das pessoas que lá estão.

Imaginando que tens uma mediadora de seguros.

Pode não fazer muito sentido enviares uma newsletter de seguro Pets para uma lista de empresas. Ou enviar um seguro sobre responsabilidade civil para uma lista de pessoas particulares.

Cabe-te a ti veres que que segmentações podem fazer sentido para o teu negócio.

Se tens dúvidas sobre como aplicar uma estratégia de e-mail marketing nós podemos ajudar.

Porque todas as pessoas têm e-mail

Existem 4.371 milhões de usuários de e-mail e 99% deles verificam a caixa de e-mail todos os dias.

Porque 73% das pessoas ainda aponta este canal de comunicação como um dos preferidos.

Mesmo com o aparecimento do RGPD, e da crescente preocupação das pessoas com os seus dados, a 73% dos consumidores ainda apontam o e-mail marketing como o canal preferido.

Não somos nós que dizemos. São os estudos.

Vantagens de fazer e-mail marketing

Depois de tudo o que apresentámos acima é difícil que a conclusão sobre as vantagens desta estratégia não sejam óbvias.

Mas vamos deixar aqui mais algumas:

A possibilidade de medir os resultados

Quando utilizamos as ferramentas para o envio das nossas campanhas (e dizemos isto, porque muitos clientes quando começaram a trabalhar com a GAYA ainda enviavam as suas newsletters em BCC para os seus clientes), podemos ver exatamente:

  • Quantas pessoas receberam o e-mail;
  • Quantas abriram
  • Quantas carregaram no link (quando enviamos algum link)
  • No caso das lojas online é possível saber quantas compras foram feitas através daquele e-mail.

Aumentar substancialmente as nossas vendas sem investirmos nem mais 1€ em publicidade

Este argumento foi “roubado” à minha amiga e mentora Marisa Carlos.

A verdade é que a publicidade online é uma óptima ferramenta para chegarmos a cada vez mais pessoas e para fazer, inclusive, crescer a nossa lista, mas…

Está cada vez mais cara e é preciso fazer render o investimento que fizemos ao máximo.

Por isso, continua a investir em publicidade, mas depois espreme esse investimento ao máximo e aumenta o LTV.

Por mais assustador que possa ser ter que pensar em mais uma estratégia de marketing, mais conteúdo, mais investimento de tempo, acredita que vai valer a pena.

Caso não queiras “perder” tempo com isso ou não saibas como o fazer, podes falar connosco.

Joana Timbal
Joana Timbal
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